terça-feira, 30 de março de 2010

Eu, eu mesma e meu silêncio



Na semana passada, dei de presente para o maridón a camiseta aí da foto. Muito mais porque achei divertida, do que para confessar a minha conflituosa relação com o silêncio. Eu nunca achei que ser mulher fosse vantagem ou desvantagem, mas me interesso e acho até divertido o tema diferenças de gênero. E a nossa relação com o silêncio com certeza é um ponto.

Em geral somos mais rumorosas. Fomos premiadas com um cérebro labiríntico. Falamos em entrelinhas, achamos duplos sentidos para tudo. E, ao que parece, nos acostumamos com esse diálogo contínuo. Já contei aqui que na falta de uma boa companhia, eu converso sozinha sem nenhum pudor. Para nós, ou a maioria das mulheres, o silêncio é visto com negativa, como falta de assunto, como certo mal-estar. Perguntar aos homens porque estão em silêncio, ou tão quietos, ou se tem algum problema, é uma estratégia de dominação ensaiada por nós há milênios, sem qualquer sucesso.

A verdade é que mulher é mais chegada a uma conversa de bar do que os homens. Mas quando a gente se reúne em torno de uma cervejinha, os assuntos são bem diferentes. A gente não discute por que o Cruzeiro perdeu um campeonato ganho, nem a incrível comissão de frente daquela garota da outra mesa. A gente discute, entre outras coisas, “por que a gente é assim”. Afinal de contas, não são só os homens que não nos entendem. A gente também não!

O fato é que essa camiseta talvez tenha me levado a fazer algumas reflexões e a repensar minha relação com essa ausência da fala. Acho que vou ligar pra alguma amiga.

3 comentários:

  1. Jú, acho que a gente nunca vai conseguir entender por que somos assim...mas sabia que eu até gosto dessa diferença. Tem coisa mais "enriquecedora e confortante" do que os nossos papos insanos em mesas de bar. Aliás, que saudade dos nossos!!

    ps.: Minha amiga está perguntando onde ela compra essa camiseta, ela amou!!

    Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  2. Olá Anoca! Muitas saudades também daquelas nossas longas conversas! Tanta coisa pra falar, né?

    A camisa compra na B2 T-shirts uma loja online https://www.b2tshirts.com.br/home

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Me liga!!!!!!!!!!!
    Voltei! Farei a redação de férias! Beijos!!!!

    ResponderExcluir