quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Que venha 2010

Aceitemos que é impossível ficar indiferente à onda de esperança que assola as pessoas nesta época do ano. Quem acha um saco, como eu, esse clima de falsas gentilezas que abra um crédito e goze isto, pelo menos, por um momento. Não faz mal. Afinal, é legítimo achar que tudo é lindo ao menos uma vez no ano. Aliás, que cada um se pergunte: em que outra época do ano o povo exibi tanta esperança? Tanta solidariedade? Tanta alegria? Tanto otimismo?

Mas eu quero mais. Que 2010 seja um ano de opostos. Essa coisa de seguir o beabá das cartilhas me deixa confusa. “Quero chegar lá”. Lá onde? “Quero ser uma pessoa melhor” Melhor do que quem cara-pálida? Gandhi? Oprah?

Minhas feridas e cicatrizes não abrem e fecham? Lágrimas e sorrisos não escorrem e secam? Então, eu quero tudo. O sol, a chuva. O tédio, o gozo. A paz, o tormento. A sinceridade, a ironia. E que o que esteja por vir seja imprevisível, porque de mesmice já basta os escândalos de corrupção, os buracos na rua e as enchentes de verão.

Mas acho que o que quero mesmo em 2010, é continuar tendo paciência, persistência e fé. Paciência para entender que a vida tem um ritmo próprio que, muitas vezes, é diferente do nosso. Persistência para nunca desistir, mesmo nos momentos críticos, doloridos, difíceis, ter força para seguir em frente, “beber, cair e levantar”. E ter fé, muita fé. Em mim, nos meus, nos outros.

Que tudo isso me leve a 2010 da mesma forma que cheguei sã e salva a 2009, mas claro, de uma maneira completamente inusitada, diferente. Porque de mesmice já basta o aumento dos combustíveis, os dólares na cueca, aquela coisa toda...

3 comentários:

  1. Ju,
    Feliz Natal!!! E um 2010 repleto de amor, saúde, sucesso e muitaaa alegria.
    Beber, cair e levantar ne? Então ta rsrsrs
    beijoooo

    ResponderExcluir
  2. Uiaaa
    Beber, cair e levantar! Isso que é bonitoo! kkk
    Um 2010 cheio de coisas novas... como eu sempre digo INOVAR.. É disso que to falandoo!

    Adooroo demaiss primaa!
    "saudade, já não sei se é a palavra certa para usar [...]"

    ResponderExcluir
  3. Primas queridas! Um novo ano cheio de boas realizações pra gente, né? Beijos

    ResponderExcluir