sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ao gênio, com carinho.



"Acho que todos nós devemos repensar o que andamos aqui a fazer. Bom é que nos divirtamos, que vamos à praia, à festa, ao futebol, esta vida são dois dias, quem vier atrás que feche a porta – mas se não nos decidirmos a olhar o mundo gravemente, com olhos severos e avaliadores, o mais certo é termos apenas um dia para viver, o mais certo é deixarmos a porta aberta para um vazio infinito de morte, escuridão e malogro".

SARAMAGO,José.“Cada vez mais sós”, in Deste Mundo e do Outro, Ed. Caminho, 7.ª ed., p. 216



Difícil entender do que é feita a cabeça dos gênios. Mas há uma semelhança entre eles: a capacidade de ver sempre além, de enxergar o que algumas pessoas nunca verão, de entender que a vida nunca será explicada. Todos os meus escritores favoritos são vanguardistas, são meio loucos, não são politicamente corretos, são contestadores, realistas e, aí está a pitada mágica da genialidade, mesmo assim conseguem arrebatar a alma de quem os lê.

Saramago já estava no hall da imortalidade mesmo estando vivo, seus livros dizem tanto e abrem tanto a mente das pessoas que chega a doer. Aliás, a dor da melancolia portuguesa que ele ajudou a transformar em universal aliada à visão extraordinária de uma mente genial capaz de colocar no papel algo que mude a forma de pessoas enxergarem a vida é só uma das características desse escritor, jornalista, dramaturgo e poeta.

Perdoem-me a repetição de características, mas gênios não morrem todos os dias. O que Saramago fez pela literatura mundial e pelas pessoas que transformou já está imortalizado.

Apesar de saber que sua obra jamais deixará de ser ter o peso de sua genialidade, hoje o dia amanheceu mais triste. Não digo adeus nem até logo, digo que ele sempre fará parte de quem o lê porque ninguém permanece o mesmo após passar por Saramago.

3 comentários:

  1. Acho que li quase tudo que ele escreveu, algumas obras foram relidas e continuam a ser. E sempre acho alguma coisa nelas que havia perdido antes.

    ResponderExcluir
  2. PERFEITA A CITAÇÃO DE SARAMAGO!!!!ADOREI!BJOKITAS, CURTI SEU BLOG E FIQUEI!!!JÁ SOU SUA SEGUIDORA, ESPERO Q CURTA O MANUPINK!

    ResponderExcluir
  3. OIEEEEEEEEEE, Ó EU AQUI D NOVO!!!!VIM T DIZER Q ADOREI SUA VISITINHA NO MANUPINK, VALEUUUUUUUUUU!!!TENHA UM BOM DIA!!!BJOKITAS!

    ResponderExcluir