quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A cartomante

Dias atrás, em um post revelador, mencionei uma das minhas facetas e, diga-se de passagem, a mais extraordinária delas. Um dia, eu fui cartomante.
Assumo não saber nada dessa arte milenar. Mas, em uma mente hiperativa como a minha, tudo é possível.
Os nomes das cartas que ilustram essa história não são condizentes com as revelações que as madames ou ciganas da vida fazem. Utilizei esses personagens apenas para dar um ar oculto, preservar o mistério encantador que existe em falar do futuro sem conhecer passado e presente.
Mas uma coisa eu posso revelar a vocês: essa história aconteceu. E foi assim:

Nunca pude imaginar que, um dia, iria vivenciar um texto do escritor Luis Fernando Veríssimo. Mas a vida acabou imitando a arte...
Não. Não vasculhei seu lixo. Acho que não somos vizinhos (pelo menos não de apartamento), nem sou uma detetive possivelmente contratada por uma ex-namorada ou por uma pretende curiosa.
Sou apenas uma freqüentadora de restaurante que, um dia, teve um lampejo metafisiocósmicotranscedental de observar pessoas mais do que a própria comida no prato.

Assim, comecei a fazer suposições de algumas pessoas, mas não obtive o resultado. Não desisti. Sabia que essas premeditações resultariam em algo. Talvez uma simples crônica (longe de ser comparada ao Luis Fernando Veríssimo, por favor!).
Então você fez parte do meu campo de visão e, a partir daí, passei a conhecer seus passos.

XIV – A Temperança
Passos típicos de quem não foge da rotina. Almoço no mesmo horário: entre 11h45 e 12h15. Almoço lento, com saladas, carboidratos, proteínas e, claro, coca light (com gelo e limão?).

II – A Grã-Sacerdotisa
Almoço. Hum... Seria seu pai? Um tio muito próximo? Pai. Certamente.

Profissão? Aí vinha o dilema. Sempre de branco, não seria médico? Enfermeiro? Pai-de-santo? Dentista.
Ah, mas esse quesito não foi adivinhação. Apenas um descuido seu ao falar ao celular sobre obturação. Dentista.

I – O Mago

Daqueles cuja especialidade é estética? Canal? Retirada de siso? Isso explicaria a prática do tênis como esporte.

O Louco (para a cartomante)
Mas que tolice minha... (Às vezes é difícil controlar as premeditações) Como se esse esporte fosse o único indicado para a extração de siso. Poderia ser remo ou até mesmo o simples puxar de ferro.

Hum... acho melhor tênis mesmo, para aliviar o estresse do dia-a-dia.
Ah... tem mais? Tem sim.

XVII – A Estrela
Você tem o perfil de quem gosta de algo relaxante, pacato, que combine com a rotina de quem freqüenta o mesmo restaurante há anos.
Um sítio. Com piscina e churrasqueira para receber os amigos.

IX – O Ermitão
Cuidadoso, sempre se preocupa com o bem-estar da família e dos amigos.
Fala mansa, tom de voz sereno. Tímido, mas sem se preocupar com a timidez. Sorriso largo abrilhanta e desperta a empatia e curiosidade de quem está ao seu redor ou na mesa à frente.


Desculpe-me, mas as cartas só não revelaram algo... Qual o seu nome?

7 comentários:

  1. Como gosto da sua escrita bem-humorada, inteligente e cheia de entrelinhas, minha cartomante favorita! Bjsssss

    ResponderExcluir
  2. Eu, no lugar dele, teria me apaixonado pela cartomante!

    Ah! Eu e a Ana não tivemos tanta sorte assim com cartomante... Oooo visita! Hahahaha...

    ResponderExcluir
  3. Nem me lembre, Jú! Que mulher doida foi aquela?!!!! Parecia filme de terror! Ou seria uma comédia?? kkkkk.

    ResponderExcluir
  4. A Madame aqui coloca cartas por um preço camarada prometendo falar a verdade e dar boas risadas.

    ResponderExcluir
  5. Nossa mas que cartomante trambiqueira nem pra descobrir o nome...rsrsrsrs
    Agora fiquei curiosa... nunca pensei que um dentista fosse tão interessante!!!!

    Adorei!!!!

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente, Poli.
    Todas as vezes que tentava saber o nome vinha uma fumaça cinza, nada vinha na cabeça na hora.
    Na hora. Porque depois veio a revelação. Mas isso é outra crônica.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, é verdade! Como ele conseguiu não te pedir em casamento?!?!!
    Já sei. Dentista...
    Òtimo texto, Bella, parabéns!!

    ResponderExcluir