domingo, 18 de outubro de 2009

8, 18, 28

Coincidência. Uma cigana me contou o significado do número 8. Resumidamente, um número de mudanças e significações. Não daria importância se este número não fosse tão marcante pra mim.

Eu me lembro de um outubro chegando e a expectativa de ser a primeira da família a fazer aniversário na casa nova. Eu ia fazer 8 anos.
Era uma casa enorme, com quartos grandes, salas grandes, uma área externa com jardins e prefeita para as bicicletas e brincadeiras com os amigos. Mas o que mais me encantava naquela casa era o pé de jabuticaba.

Naquela primavera, ele floriu e deu frutos como em nenhum outro ano. Talvez na tentativa de nos dar boas vindas. Eram jabuticabas suculentas e o nosso prazer era ficar debaixo dela, comendo os frutos. Debaixo do pé de jabuticaba eu via as estrelas, acompanhava os passos das formigas e colhia suas folhas para enfeitar os doces de moranguinho e os bolos dos meus aniversários seguintes.
Meses antes de completar 18 anos eu me mudei de cidade. Deixei o pé de jabuticaba para trás - dele, apenas a lembrança recordada em eventuais reencontros.

Aos 18 anos eu entrei na faculdade, fiz novas amizades, comecei a ganhar o mundo. E a perder também.
Em minha maioridade eu me senti mínima. A fragilidade se fez. Descobri o gosto amargo que às vezes a vida tem.
A partir daí comecei a aprender que a vida é feita de boas e más colheitas. Aprendi também (e me esforço diariamente para não esquecer) que a vida tem uma beleza delicada como as flores de uma jabuticabeira. Aprendi também que a gente se descasca todos os dias como um pé de jabuticaba para sempre se renovar, mesmo que algumas feridas deixem cicatrizes.

Eu não sei o que me espera aos 28. Nem mesmo aquela cigana. Mas desejo imensamente que eles sejam doces como as jabuticabas das minhas lembranças.

5 comentários:

  1. Ciganas podem não saber os significados, esses não existem mesmo, sabe porque? O sentindo nós que construímos. Lembra da semântica? Cada texto tem um sentido para cada leitor! A vida é assim. A cigana que mora dentro de mim, não vê sua saudosa jaboticabeira e sim as jaboticabas, o produto doce de sua vivência.
    Um grande beijo
    A mais nova estrela do jornal da "FLORESTA".
    Andréa Ribas

    ResponderExcluir
  2. Iza, querida! Que lindo texto! Desejo que as jobuticabadas que você encontrar pelo caminho sejam sempre doces, mas caso apareça alguma um pouco azeda, lembre-se que estou por aqui.Vc não tem uma foto dessa jabuticabeira? Devia ser bem linda. Tá chegando os 28, hem??!!Daqui a pouco vc me pega!rsrs

    ResponderExcluir
  3. Dizem que o auge da mulher é aos 28 Iza, olha que coisa boa! rsrs... Depois 29 seria o período em que a gente está mais satisfeita na carreira e 30 melhor período para o relacionamento. Aos 32 nós estaríamos satisfeitas com a vida familiar e aos 33, atingiríamos o auge do contentamento com a situação financeira. Eu tô chegando nos 29, então ainda dá tempo de muita coisa! rs

    ResponderExcluir
  4. Iza PERFEITO nem preciso dizer mais nd pois adoru quando você escreve.....

    ResponderExcluir
  5. ... doces jabuticadas colhidas no pé em dias de raios de luar próximo a casa grande-família!!!

    emocionante!!!

    beijo amiga beijo

    ResponderExcluir