sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Repetição

Ando sumida do blog... deve ser meu Inferno astral aliado a correria do dia a dia... ando sem paciência, principalmente comigo. Mas passa, isso é bom.

Lendo o último post de minha querida amiga Anoca, Tina ou Tinoca (nossa esse é das antigas! rs) fiquei pensando no quanto isso é sério... Refiro-me a essa repetição da vida de nossas Mães.

Tenho trabalhado muito isso em minha análise e parece que quanto mais tento fugir desse "modelo", esbarro sempre na Repetição...

Não que minha Mãe não tenha sido um exemplo a ser seguido, pelo contrário, quisera eu ser uma mãe tão amorosa, dedicada, participativa e paciente como ela...Mayra estaria feita! E ela me cobra isso pra piorar...

Mas psicanaliticamente falando, a compulsão à repetição é um impulso à ação que substitui o recordar; sendo assim, quanto maior a atuação, maior a resistência e menor a recordação. Logo, a repetição é definida como algo que faz oposição ao saber, sendo ela da ordem da ação. O essencial do material recalcado não encontra outra saída senão a repetição, e é aí que reside meu temor!!!

Tenho consciência que venho repetindo algumas atitudes, vivências, sofrimentos e situações tristes, anteriormente vivenciadas por minha Mãe... e claro, sofro com isso. Sendo assim, NÃO quero repetir sua história como um sintoma! E vou lutar para fugir disso! Não vai ser repetindo seus ritos que suprirei sua ausência... e fico feliz que tenhamos (eu e Tina) consciência disso.
Foram ótimas mães e sofrimentos à parte, foram EXEMPLARES!!!!

SAUDADES!!!!

4 comentários:

  1. Adoro as suas análises psicológicas da nossa loucura (rs), elas me fazem refletir bastante. Acredito que iremos encontrar um caminho que nos faça viver a perda, sem mascará-la. Mas se não encontrarmos, pelo menos sei que temos uma a outra para poder falar do nosso sentir,e melhor, sei que nos compreendemos acima de qualquer razão. E sei também a mãe maravilhosa que Mayra tem, que assim como nossas mães, acerta e erra, e a ama mais que qualquer coisa no mundo.Bjssssss. Tina,Tinoca ( essa é da velha guarda, kkkkk).

    ResponderExcluir
  2. Tinoca do meu coração...quanto água já rolou em nossas vidas...e somos o que somos ainda bem!!! Insanas, no meu caso doida de jogar pedra (rs),mas Felizes! E tenho certeza que podemos contar sempre uma com a outra!! Te amo amiga! Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Li uma pesquisa esses dias que diz o seguinte: o ser humano anda em círculos, literalmente – mas apenas quando não temos pistas visuais, como a luz do sol ou da lua. Profundo... Mas nós já temos a luz. É pura insanidade.

    ResponderExcluir
  4. Conta comigo também! Essa loucura faz mto bem para todas nós!

    ResponderExcluir